Visão Geral
Descrição: Essa fase tem como intuito gerar ideias por meio de estímulos da criatividade, com o intuito de gerar soluções para os requisitos definidos na fase de Análise, de forma a que estejam em conformidade com o contexto e expectativas do usuário do software/app (ver sigura a seguir).

Entrada desta fase: a Lista Inicial de Requisitos/Restrições, o Mapa de Empatia e as Personas;
Saída desta fase (artefatos): Lista Atualizada do Requisitos/Cenários de Interface completa;
Atividades desta fase: Definir Itens de Requisitos/Restrições, Especificar Itens Requisitos e Gerar/Refinar Ideias de Interface;
Envolvidos: Solicitantes, Cuidadores , Terapeutas e Designers/Desenvolvedores.
Detalhamento da Atividades da fase de Ideação
Definir Itens de Requisitos/Restrições
O objetivo desta atividade é identificar um conjunto de cenários de interação de interface para cada item de requisito listado. Estes cenários representam a especificação de como o requisito pode ser apresentado na interface. Considerando que o ProAut, é Centrado no Usuário, e faz uso da abordagem Participativa, sugere-se o uso da técnica de brainstorming, e que a mesma seja realizada com a colaboração dos envolvidos (pais/mães, especialistas e o solicitante), além do designer e dos desenvolvedores.
Esta atividade possui 2 sub atividades: Definir cenários e definir elementos principais e complementares da interface. A seguir uma sugestão de condução desta atividade:
Sugestão de Procedimentos:
- Marcar a sessão de brainstorming, de preferência, com os designers/desenvolvedores, solicitante, um especialista e um pai/mãe, no mínimo;
- Escolher um moderador da sessão, que poderá ser um membro do time desenvolvedor (por exemplo o designer);
- Marcar a sessão de brainstorming, de preferência, com os designers/desenvolvedores, solicitante, um especialista e um pai/mãe, no mínimo;
- Escolher um moderador da sessão, que poderá ser um membro do time desenvolvedor (por exemplo o designer);
- Definir o tempo de discussão para cada item de requisito ou da sessão como um todo;
- Iniciar a sessão, com o moderador fazendo uma breve explanação de como será conduzida a sessão, bem como o significado de termos mais técnicos (requisito, Persona, Mapa de empatia, brainstorming, entre outros) que se fizerem necessário para melhor compreensão dos participantes;
- O moderador deve apresentar a lista inicial de requisitos levantados/identificados na fase de análise; e
- O moderador deverá apresentar as Personas e Mapa de Empatia (ou distribuir uma cópia das personas e mapa de empatia para cada participante)para que todos tenham mente o perfil do futuro usuário;
Especificar Itens Requisitos
Para cada item de requisito, os participantes poderão contribuir com sugestões sobre como serão feitas as interações (cenários) daquele requisito. Por exemplo: No contexto de uma aplicação para ensinar noções espaciais, o requisito “Mostrar conceito de esquerda/direita”,
pode surgir a seguinte ideia para cenário de interação: Apresentar o conceito de lateralidade, tendo como referência uma pessoa no centro da tela. Mostrar as palavras esquerda e direita ao lado da pessoa, ao mesmo tempo que a pessoa levanta o braço esquerdo e direito respecti-
vamente.
Tomando cuidado da visão espelho (esquerda da tela e a esquerda de quem está de frente para tela, por exemplo). Apresentar uma voz em tom suave(preferência da persona) falando as palavras esquerdo direito. Durante a sessão de brainstorming podem surgir novos requisitos não identificados na fase anterior. Caso isso ocorra e o solicitante esteja participando da sessão de brainstorming, ele poderá ser questionado para validar a necessidade do(s) novo(s) requisito(s) identificado(s), caso contrário ele poderá ser questionado em um outro momento previamente
agendado.
Gerar/Refinar Ideias de Interface
O objetivo dessa atividade é escolher, dentre as ideias sugeridas, as que efetivamente irão compor a aplicação. Para tanto, sugere-se o uso da técnica de cardápio de ideias. Ressalta-se que, havendo tempo suficiente, esta atividade poderá ser realizada logo após a sessão de brainstorming.
Sugestão de Procedimentos:
- Caso seja realizada logo após a sessão de brainstorming, permanecer com o mesmo moderador da atividade anterior, ou selecionar outro;
- O moderador deverá distribuir cópias do cardápio de ideias (lista de ideias);
- Definir a quantidade de ideias a serem selecionadas;
- Dependendo da quantidade de ideias, solicitar que cada participante escolha um determinado número de ideias. Isso pode ser acordado entre os participantes. Quanto maior o número de ideias, maior poderá ser o número de escolhas. Por exemplo, caso a lista possua 10 ideias, pode-se solicitar que cada participante escolha até 4 ideias, mas isso dependerá do acordo feito entre os participantes;
- Após as seleções o mediador deverá listar as ideias mais votadas. Em caso de empate, sugere-se, levar discussão se as ideias empatadas devem ser usadas,ou se apenas uma delas. Nesse último caso levantar com os participantes a melhor opção para o projeto.
Uma outra forma de conduzir a técnica de cardápio de ideias é listar os requisitos com as respectivas ideias de cenário sugeridas em uma lousa, solicitar que cada que cada participante faça suas escolhas. Para cada ideia votar colocar, por exemplo, o valor 1 e ao final computar o total de votos de cada ideias e tirar as mais votadas (de acordo com o que foi definido anteriormente pelos participantes). Importante ressaltar que as ideias de cenários devem estar alinhadas com os perfis definidos pelas Personas e/ou mapa de empatia. Caso prefira, o time poderá usar outras técnicas (ao invés do Cardápio de ideias).
Entre elas tem-se a Matriz de posicionamento que, além das Personas, faz uso também de critérios norteadores, os quais podem ser representados pelas restrições identificadas na fase de análise. Após tal analise e seleção, ocorre a definição dos elementos principais e complementares dos cenários de interação selecionados. Esses elementos correspondem a um detalhamento de como os elementos que compões o cenário devem ser apresentados na interface a ser elaborada. Ou seja, se a descrição do cenário selecionado cita um objeto, nesta atividade deve-se definir qual o objeto (como principal) e a cor ou formato do objeto (como complementar).
Como resultado desta atividade, deve-se completar o preenchimento da lista de requisitos/cenários de interface. Para tanto, sugere-se uma nova “rodada” de brainstorming,
que poderá ser no mesmo dia da atividade 3.2.1 ou em outro dia previamente acordado com os participantes. A Figura 19 apresenta um exemplo completo do preenchimento da Lista de Requisitos/Restrições de Interface, cujo contexto é um App para ensino de Noções espaciais e lateralidade. A seguir os procedimentos sugeridos para realização desta atividade.

Sugestão de Procedimentos;
Escolher um moderador, o qual poderá ser o mesmo das atividades anteriores. O moderador deverá apresentar em uma lousa ou de forma impressa, a lista de cenários de interface selecionados na atividade anterior, bem as Personas e o Mapa de empatia; A partir de cada cenário apresentado, os participantes poderão os elementos de principais e os complementares do cenário de interface.
O repositório GuideAut poderá ser consultado para ser consultado, de forma a auxiliar a definição quanto a cores, formas e outros detalhes; Caso se obtenham mais de uma sugestão para cada cenário, deve-se realizar uma “rodada” de cardápio de ideias (ou outra técnica de preferência) para selecionar as ideias que irão compor o projeto.